Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, o turismo não apenas enriquece a cultura e o patrimônio de uma localidade, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e social de comunidades inteiras. Reconhecendo a importância desse setor, a Câmara Municipal de Magé, junto ao Prefeito Renato Cozzolino Harb, sancionou no dia 17 de maio de 2023 a Lei nº 2778, que estabelece a Política Municipal de Turismo. Este é um marco significativo que traça um caminho para a promoção e incentivo ao turismo na cidade.

A Lei nº 2778 define um conjunto de objetivos, princípios e diretrizes que visam a transformar o turismo em um fator de desenvolvimento social no Município de Magé. Essa política abrange um amplo leque de iniciativas que abrem portas para a democratização do acesso aos pontos turísticos, a redução de desigualdades socioeconômicas, o aumento do fluxo turístico e a valorização de recursos naturais e culturais. Além disso, a lei pretende estimular o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas no setor, promovendo a geração de empregos e contribuindo para o crescimento econômico.

Um dos focos da lei é aprimorar a infraestrutura turística do município. Isso inclui a instalação de um Centro de Apoio ao Turista (CAT) em locais estratégicos, a implementação de cursos para formação de novos guias turísticos e a criação de uma rede hoteleira e gastronômica mais robusta e acessível. Além disso, a sinalização adequada nos pontos turísticos, a construção de identidade visual e estratégias de comunicação são peças fundamentais para facilitar o acesso dos turistas e aprimorar sua experiência.

Dentro dessa política, diversos segmentos do turismo são contemplados com a atenção que merecem. O turismo cultural, étnico-cultural, religioso, ferroviário, gastronômico, rural de base comunitária e outros têm metas específicas que visam valorizar o patrimônio histórico, cultural e natural da cidade, bem como estimular a participação ativa da comunidade em sua promoção e desenvolvimento.

Através da Lei nº 2778, Magé se propõe a se tornar um destino turístico de destaque, tanto a nível nacional quanto internacional. A valorização da imagem da cidade e a divulgação de seus atrativos para a população são peças-chave nessa estratégia. Além disso, a lei busca proporcionar uma experiência turística enriquecedora e sustentável, capacitando os recursos humanos envolvidos na atividade para melhor atender aos visitantes.

Esta lei é um testemunho do comprometimento das autoridades locais com o desenvolvimento sustentável e com a preservação dos aspectos naturais, culturais e históricos que fazem de Magé um lugar especial. Ela abre as portas para um futuro em que o turismo não apenas traz benefícios econômicos, mas também enriquece a vida da comunidade e promove a valorização de tudo o que essa cidade tem a oferecer.