No dia 22 de junho de 2023, um importante passo foi dado em direção a um Magé mais sustentável e saudável. Através da Lei nº 2799, o prefeito Renato Cozzolino Harb sancionou a criação da “Semana Municipal do Ciclismo” no calendário oficial da cidade. Proposta pelo vereador Vinicius – Nina, essa lei altera o artigo 2º da Lei nº 2743, de 31 de março de 2023, para instituir essa celebração anual no terceiro final de semana de setembro. Este ato legislativo marca um compromisso com o meio ambiente, a saúde e o bem-estar dos cidadãos mageenses.

1. Promover o Uso da Bicicleta: Incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte e como uma forma saudável de exercício físico.
  2. Conscientizar sobre a Importância do Ciclismo: Destacar os benefícios do ciclismo para a qualidade de vida e para o meio ambiente.
  3. Fomentar o Respeito Mútuo: Desenvolver o respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, tornando as ruas mais seguras para todos.
  4. Realizar Campanhas e Eventos: Promover campanhas educativas e eventos esportivos que incentivem o uso da bicicleta.
  5. Desenvolver Estruturas de Apoio: Criar estruturas físicas para garantir a segurança dos envolvidos e proporcionar entretenimento, como shows artísticos e musicais.

Essa iniciativa vai além de um evento isolado; ela reflete o compromisso de Magé com um futuro sustentável, com a promoção de um estilo de vida ativo e com a criação de uma comunidade mais unida. A bicicleta não é apenas um meio de transporte eficiente, mas também um veículo de transformação social, que reduz a emissão de poluentes, alivia o tráfego e melhora a saúde dos cidadãos.

A Lei nº 2799 também permite a participação ativa da comunidade ciclística local na organização e desenvolvimento da “Semana Municipal do Ciclismo”, demonstrando o valor do envolvimento da sociedade civil na construção de políticas públicas.

Para que essa semana seja um sucesso, a divulgação eficiente é fundamental, e o Poder Executivo terá um papel crucial na organização das atividades. Espera-se que essa celebração cresça a cada ano, envolvendo um número cada vez maior de participantes e promovendo uma cultura de respeito, saúde e sustentabilidade em Magé.

A entrada em vigor da Lei nº 2799 marca o início de uma nova tradição, que, com o tempo, pode transformar Magé em um exemplo de cidade que valoriza a mobilidade sustentável e o bem-estar de seus habitantes. O vereador Vinicius – Nina e o prefeito Renato Cozzolino Harb, com a aprovação desta lei, demonstram seu compromisso com um futuro melhor para Magé e para o planeta.