Em um movimento que reforça o compromisso com o meio ambiente e a promoção da educação ambiental, a Câmara Municipal de Magé aprovou a Lei nº 2795, em 19 de junho de 2023. Com a sanção do Prefeito Renato Cozzolino Harb, a cidade se posiciona como líder na conscientização e ação em prol da sustentabilidade ao instituir a campanha “Junho, o Mês Verde”.

Essa iniciativa inovadora visa promover a compreensão e a valorização da conservação dos ecossistemas naturais e da importância de todos os seres vivos. Alinhada com os princípios de educação ambiental, a campanha busca divulgar informações e conhecimentos sobre a relevância do controle da poluição e da preservação dos recursos naturais, tanto para as gerações presentes quanto para as futuras.

Dentro dos objetivos da campanha, destacam-se a realização de palestras, informes e atividades afins, que visam elucidar a população sobre os benefícios da conservação ambiental. A legislação também se compromete a fomentar a compreensão e a preservação da biodiversidade brasileira, assim como a conscientização sobre a redução, reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos.

Por meio dessa lei, Magé firma um compromisso com o planeta e as futuras gerações, estimulando a participação ativa da sociedade na promoção de práticas sustentáveis. Ações como o estímulo ao uso de espaços públicos urbanos por meio de atividades culturais e educacionais, o plantio de espécies nativas em áreas urbanas e rurais, e a disseminação da legislação ambiental são passos concretos rumo a um futuro mais verde e saudável.

A Campanha “Junho, o Mês Verde” também engloba a colaboração com instituições públicas e privadas, buscando parcerias que ampliem seu impacto. O envolvimento ativo da Câmara Municipal e outros órgãos públicos e privados em debates sobre educação ambiental e desenvolvimento sustentável demonstra a abrangência e a seriedade desse compromisso.

Para garantir a efetividade da Lei nº 2795, o Poder Executivo será responsável por regulamentar suas ações, assegurando que suas diretrizes sejam devidamente aplicadas. Com essa nova legislação, Magé se projeta como uma cidade que olha para o futuro com uma visão verde e consciente, construindo um legado de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Que essa iniciativa inspire outras comunidades a adotarem medidas semelhantes em prol da educação ambiental e da preservação do planeta, promovendo um mundo mais saudável e equilibrado para todos.