No último dia 2 de junho de 2023, um marco significativo foi estabelecido no município de Magé, no estado do Rio de Janeiro. Através da Lei nº 2791, o prefeito Renato Cozzolino Harb sancionou a instituição do “Dia da Festa do Cavalo” no calendário oficial de eventos da cidade. Proposta pelo vereador Silmar Braga, a lei estabelece que essa celebração ocorrerá anualmente no primeiro domingo do mês de julho. Com a aprovação dessa lei, Magé reafirma sua rica herança cultural e sua ligação com a tradição equestre.

A Festa do Cavalo é uma oportunidade para a comunidade mageense celebrar não apenas a importância histórica desses majestosos animais, mas também a relação profunda que eles têm com a identidade da cidade. Magé, com seus 457 anos de história, possui um legado intrínseco ligado ao cavalo, que remonta aos tempos coloniais. Desde os tempos das cavalgadas dos desbravadores até os dias atuais, os cavalos têm sido parceiros essenciais no desenvolvimento da região.

Essa iniciativa não apenas honra o passado, mas também oferece um vislumbre do futuro. A Festa do Cavalo não é apenas um evento tradicional; ela oferece uma oportunidade para a promoção do turismo local, para a geração de empregos temporários, para o fortalecimento dos laços comunitários e para a celebração das habilidades equestres que ainda fazem parte da vida moderna.

Ao instituir o “Dia da Festa do Cavalo”, a Câmara Municipal de Magé demonstra sua compreensão da importância de preservar a herança cultural da cidade e de transmitir esses valores às gerações futuras. Eventos como esse têm o poder de unir as pessoas em torno de um objetivo comum e de construir um sentimento de pertencimento. Além disso, eles têm o potencial de revitalizar e enriquecer a vida social e econômica da comunidade.

A entrada em vigor da Lei nº 2791 acontece na data de sua publicação, marcando o início de uma nova tradição no calendário de Magé. É uma oportunidade para os cidadãos da cidade se unirem, celebrarem suas raízes e continuarem a construir um futuro brilhante, enquanto homenageiam o passado que os trouxe até aqui. Com a liderança do vereador Silmar Braga e o apoio do prefeito Renato Cozzolino Harb, Magé caminha rumo a um futuro onde a cultura, a tradição e a comunidade são valorizadas e celebradas de maneira vibrante e significativa.