Em um gesto significativo de comprometimento com a saúde mental das mães da cidade, a Câmara Municipal de Magé, em conjunto com o Prefeito Renato Cozzolino Harb, promulgou a Lei nº 2782, estabelecendo o “Mês Maio Furta-cor”. Com foco na conscientização, cuidado e promoção da saúde mental materna, essa iniciativa inovadora visa a proporcionar apoio e recursos vitais às mães de Magé.

A chegada de um filho é um momento de profunda alegria, mas também de novos desafios e responsabilidades. A Lei nº 2782 reconhece a importância da saúde mental nesse período crucial da vida das mães, oferecendo a elas e à comunidade uma oportunidade para refletir, aprender e fortalecer laços.

Durante o Mês Maio Furta-cor, uma série de ações será realizada para promover o entendimento sobre a saúde mental materna. Reuniões, palestras, cursos, oficinas e seminários farão parte da programação, abordando tópicos como autocuidado, superação de desafios e busca de apoio. Distribuição de material informativo também desempenhará um papel vital, aumentando a conscientização e fornecendo recursos úteis.

Uma característica única da lei é o incentivo à participação de diversos setores da sociedade. Órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, associações, entidades de classe e a sociedade civil organizada são convidados a se engajar nas campanhas relacionadas à saúde mental materna. Isso demonstra a união da comunidade em prol de um objetivo comum: o bem-estar das mães e famílias de Magé.

A inclusão do Mês Maio Furta-cor no Calendário Oficial do Município é um marco significativo. Isso reforça a relevância do tema e enfatiza o compromisso duradouro de Magé em apoiar e priorizar a saúde mental das mães. O Poder Executivo Municipal também poderá buscar parcerias e convênios com entidades e empresas para a eficácia das ações planejadas.

Além disso, a Lei nº 2782 expande a Lei Municipal nº 2743/2023, acrescentando o evento “Maio Furta-cor”. A semana da primeira quarta-feira de maio será dedicada à conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna, em celebração ao Dia Mundial da Saúde Mental Materna.

O passo corajoso dado por Magé em relação à saúde mental materna não apenas reflete a compreensão do impacto que isso tem nas famílias e na sociedade como um todo, mas também serve como um farol de esperança e apoio para todas as mães da cidade. O Mês Maio Furta-cor é uma prova concreta do compromisso de Magé com o bem-estar das mães e um lembrete de que juntas, comunidade e autoridades, podem criar um ambiente de cuidado e apoio.