Skip to main content

A população de Magé poderá contar, nos próximos anos, com importantes investimentos nas áreas de segurança pública e educação superior. Foi sancionada a Lei nº 3.042/2025, aprovada pela Câmara Municipal de Magé, que autoriza a Prefeitura a destinar áreas públicas para a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e de um polo universitário do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

A medida envolve uma reorganização de áreas públicas localizadas no Loteamento Fazenda São Sebastião, no 6º Distrito de Magé, permitindo que parte dos terrenos seja destinada a projetos considerados de interesse público.

O que será construído?

A nova legislação autoriza a doação de uma área de aproximadamente 2,6 mil metros quadrados ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo é possibilitar a implantação de uma unidade operacional da corporação, ampliando a capacidade de resposta a incêndios, acidentes, resgates e demais emergências na região.

Outra área, com cerca de 2 mil metros quadrados, será destinada ao Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), para a construção de um polo universitário voltado à ampliação do acesso ao ensino superior para os moradores de Magé.

Benefícios para a população

A chegada de uma unidade dos Bombeiros pode representar redução no tempo de resposta em ocorrências de emergência, além de reforçar a segurança da população em situações de risco.

Já a implantação de um polo universitário tem potencial para ampliar a oferta de ensino superior no município, reduzindo a necessidade de deslocamento de estudantes para outras cidades e contribuindo para a formação profissional de jovens e adultos mageenses.

As áreas terão destinação obrigatória

A lei estabelece que os terrenos doados deverão ser utilizados exclusivamente para as finalidades previstas.

Isso significa que a área destinada ao Corpo de Bombeiros deverá obrigatoriamente receber uma unidade operacional da corporação, enquanto o terreno doado ao UNIFESO deverá ser utilizado para a implantação do polo universitário.

Papel da Câmara Municipal

Ao aprovar o Projeto de Lei nº 137/2025, a Câmara Municipal autorizou a regularização jurídica necessária para que o município possa formalizar as doações e avançar nas tratativas com as instituições beneficiadas.

Com a sanção do prefeito Renato Cozzolino Harb, a proposta foi transformada na Lei nº 3.042/2025 e passou a vigorar oficialmente.

Agora, a população poderá acompanhar os próximos passos do processo e cobrar a efetiva implantação dos equipamentos públicos e educacionais previstos na legislação.

Leave a Reply

Skip to content