A cidade de Magé deu um passo significativo na luta contra o preconceito e pela valorização da diversidade com a aprovação da Lei nº 2751. A Câmara Municipal, em nome de seus representantes, e o Prefeito Renato Cozzolino Harb sancionaram a importante legislação que institui a “Semana do Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo” no município.

Essa iniciativa pioneira reconhece a necessidade de combater o preconceito e a discriminação enfrentados por indivíduos com nanismo, promovendo a conscientização sobre a importância da igualdade, do respeito e da inclusão. A “Semana do Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo” será realizada anualmente, na última semana do mês de outubro, e agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

O principal objetivo dessa semana é sensibilizar a sociedade para a realidade enfrentada pelas pessoas com nanismo, suas conquistas e desafios, bem como fomentar a reflexão sobre a necessidade de se construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos. O combate ao preconceito e à discriminação é fundamental para promover a igualdade de oportunidades e garantir que todas as pessoas tenham seus direitos e dignidade respeitados.

Além de conscientizar a população sobre a importância da inclusão, a “Semana do Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo” também será uma oportunidade para promover atividades educativas, palestras, debates e ações que visem combater estereótipos negativos e disseminar informações corretas sobre o nanismo.

O Poder Executivo terá um papel fundamental na regulamentação dessa Lei, garantindo que as atividades e ações da semana sejam planejadas e executadas de forma adequada, envolvendo a participação de entidades e organizações que atuam na defesa dos direitos das pessoas com nanismo.

Com a aprovação da Lei nº 2751, Magé demonstra seu compromisso em promover uma sociedade mais inclusiva, na qual a diversidade é valorizada e todos têm a oportunidade de viver com dignidade e respeito. Essa importante iniciativa também serve de exemplo e inspiração para outras cidades e estados, reforçando o comprometimento do Brasil em construir uma nação mais justa, igualitária e acolhedora para todos os cidadãos.

Magé, ao instituir a “Semana do Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo”, mostra ao mundo que está abraçando a diversidade como um valor essencial para a construção de uma sociedade mais empática, solidária e plural. Que essa semana seja um marco para a transformação de mentalidades, para a quebra de barreiras e para a construção de um futuro mais inclusivo e respeitoso para todos os seus cidadãos.

Autor: Leandro Rodrigues